Ícone do site Misto Brasil

Lygia Fagundes Telles está sendo velada em São Paulo

Lygia Fagundes Telles escritora Misto Brasília

Lygia Fagundes Telles era uma das mais importantes escritoras vivas do Brasil/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

Ela era uma das maiores escritoras brasileiras vivas. Ela faria nos próximos dias 99 anos

A escritora Lygia Fagundes Telles, conhecida como a dama da literatura brasileira, morreu aos 98 anos, em São Paulo. Segundo sua agente literária e a Academia Brasileira de Letras (ABL), ela estava em sua casa e faleceu de causas naturais.



O corpo da escritora está sendo velado na Academia Paulista de Letras (APL), no centro de São Paulo, desde as 17h40 deste domingo. Amigos, políticos e admiradores passam pelo prédio da APL, no Largo do Arouche,

Lygia era uma das maiores escritoras brasileiras vivas. Ela ganhou em 2005, pelo conjunto da obra, o prêmio Camões, o principal da língua portuguesa, e o prêmio Jabuti por quatro vezes, em 1966, 1974, 1996 e 2001. Em 2016, tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada ao prêmio Nobel de literatura.


Ela integrava a Academia Brasileira de Letras desde 1985 e também a Academia Paulista de Letras.

Entre seus livros mais famosos, estão Antes do Baile Verde, de 1970, que venceu o Grande Prêmio no Concurso Internacional de Escritoras, na França, As Meninas, de 1973, que ganhou o Jabuti, Ciranda de Pedra, seu primeiro romance, de 1954, e que foi adaptado para a televisão, e O Jardim Selvagem, de 1965.

Ela teve seus livros traduzidos para diversos idiomas, inclusive alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco.


Sair da versão mobile