Ainda não há informações oficiais sobre o motivo, mas se especula que tem sido provocado por um vazamento de gás
Uma forte explosão danificou gravemente um hotel de luxo em Havana nesta sexta-feira (06) e provocou a morte de pelo menos oito pessoas e deixou cerca de outras 30 feridas, segundo autoridades locais. A explosão ocorreu pouco após as 11 horas locais (12h em Brasília) e arrancou grande parte da parede externa do Hotel Saratoga, um edifício do século 19 no centro histórico de Havana.
O gabinete do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que se dirigiu ao local, informou que a explosão foi provavelmente provocada por um vazamento de gás. Os primeiro quatro andares do hotel, que estava sem hóspedes devido a reformas, foram deixados revirados e expostos pela explosão.
Equipes de resgate seguiam no local procurando pessoas que possam estar presas sob os escombros. Uma escola ao lado do hotel foi esvaziada. Funcionários da Editora Abril informaram ao site oficial Cubadebate que as crianças da escola ao lado do hotel foram evacuadas. Os feridos estão sendo transferidos para hospitais próximos ao local.
O Saratoga, gerido pelo Hotel Saratoga SA Mixed Company, foi inaugurado como um boutique hotel. É um dos mais luxuosos de Havana. Tem uma piscina com vista panorâmica, o que pode agravar a estabilidade do que resta do edifício. Se está cheio de água ou sendo esvaziado, é um problema.
Até o momento não se sabe se havia turistas no local. Os relatórios oficiais não mencionam essa informação, nem se alguns dos convidados estariam entre as vítimas, relata o Diário de Cuba.
