A troca do sistema deverá ser concluído em julho e deve custar R$ 1,5 milhão
Depois de 49 anos após a sua construção, a barragem do Descoberto terá piezômetros, que são equipamentos de medição responsáveis por informar o nível da água sob a barragem. A instalação acontece com serviços de limpeza e desobstrução dos drenos de fundação da galeria de drenagem da barragem.
Serão instalados também medidores de vazão tipo Vertedor Triangular. A instalação dos equipamentos irá substituir todos os medidores de vazão hoje em operação dentro da galeria, sendo possível medir a vazão da saída da água.
Monitorar o fluxo de água é um passo muito importante, segundo informou a Caesb, para identificar possíveis alterações da barragem. As obras irão custar cerca de R$1,5 milhão e tem previsão de término em julho.
O gerente de Implantação de Obras Centro-Norte da Caesb, Guilherme Gobbi, relata que essa obra é a primeira de uma série que serão feitas pela companhia nas barragens dos reservatórios de acumulação de água do DF nos próximos anos. “O objetivo da Caesb é fornecer água de qualidade à população e preservar a segurança das nossas barragens e reservatórios faz parte desse objetivo maior”.
“Dessa forma, os riscos de acidentes são minimizados e atende-se ao propósito da lei, cuja finalidade é estabelecer uma cultura de segurança de barragens no Brasil”, completa a gerente de Segurança de Barragens, Marly Agostinho de Matos.
