Rússia deve cortar o gás para Dinamarca e Holanda

Ucrânia guerra soldados tanque Misto Brasília
A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022 e não tem previsão de terminar/Arquivo
Compartilhe:

Combates continuam, especialmente na região do Donbass. Jornalista francês morre após ataque

A Holanda e a Dinamarca podem se juntar ao grupo de países que tiveram suas importações de gás da Rússia cortadas por Moscou.

Nesta segunda-feira (30), as empresas Orsted, da Dinamarca, e a GasTerra, da Holanda, alertaram para o risco de a Rússia interromper o envio de gás nesta terça-feira (31), como retaliação à recusa das duas empresas a fazer pagamentos em rublos para a russa Gazprom. Moscou já fez o mesmo com Polônia, Bulgária e Finlândia.



Em março, como resposta às sanções internacionais após a invasão russa da Ucrânia, Moscou passou a afirmar que só aceitará o pagamento de seu gás em rublos, e que os compradores teriam que abrir uma conta bancária na Rússia, numa tentativa de valorizar a cambaleante moeda do país.

Compradores europeus acusaram os russos de quebra de contrato e “chantagem”, já que Moscou deixou claro que cortaria o fornecimento de quem não atendesse à nova exigência.

Tropas russas começaram a entrar na periferia de Sievierodonetsk, cidade-chave na região do Donbass, no leste da Ucrânia, disseram autoridades locais nesta segunda-feira.



À agência de notícias Associated Press, o prefeito Oleksandr Striuk afirmou que a cidade está prestes a se transformar numa segunda Mariupol, em referência à cidade no sul da Ucrânia que passou quase três meses sob o cerco russo até que os últimos combatentes ucranianos se rendessem.

Um jornalista francês morreu hoje enquanto cobria uma operação humanitária perto de Sievierodonetsk, no leste da Ucrânia, região que está sob intenso ataque da Rússia nos últimos dias.

Leclerc-Imhoff, de 32 anos, trabalhava para a rede BFMTV há seis anos e estava em sua segunda passagem pela Ucrânia desde o início do conflito, no final de fevereiro.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas