Termômetros vão marcar temperaturas extremas no Sul do País e até o Nordeste deve sentir o frio
Os moradores do Distrito Federal também devem sentir a partir desta sexta-feira e especialmente no sábado (11), o reflexo da frente fria que chega no Sul do país, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Centro-Oeste, quem mora no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o extremo sul de Goiás terá temperatura bem baixa com a massa de ar de origem polar.
No sábado, as temperaturas mínimas ficarão em torno de -5°C nas Serras Gaúcha e catarinense. Também há previsão de geada forte e moderada nos estados do Sul e de intensidade leve em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ainda no sábado, o frio também avança para outros estados do Sudeste e para o Centro-Oeste e Norte do País.
No domingo (12), as temperaturas variam entre 4°C e 20°C em Ponta Porã (MS), 5°C e 15°C em Campos do Jordão (SP) e 10°C e 20°C na capital paulista. Há, também, chance de geada no oeste, norte e serras do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção do litoral. Geadas de menor intensidade ainda vão afetar o centro-norte do Paraná e o sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira, os ventos podem levar o ar frio até o Nordeste, derrubando as temperaturas, principalmente, no estado da Bahia. As temperaturas mínimas seguirão negativas nas Serras Gaúcha e Catarinense, assim como seguirão as geadas na região Sul e em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e, também, na Serra da Mantiqueira.