Sistema que é presidido por Remy Gorga Neto e que será homenageado, possui 73 cooperativas em funcionamento no DF
Texto de Mário Espinheira
O Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado em sessão solene da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (24), às 19 horas.O autor da iniciativa, deputado Roosevelt Vilela (PL), realizará a outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente da Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), Remy Gorga Neto.
O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do DF e Ride-DF, Roosevelt Vilela, disse que reconhece a importância do sistema cooperativista para o desenvolvimento. Segundo o parlamentar, além de ser um gerador de emprego e renda, esse modelo fomenta a transformação social e econômica. “Por ser mais que um modelo de negócios, o cooperativismo tem atraído, cada vez mais, pessoas que buscam crescimento e mudança nos mais diversos segmentos da sociedade”.
Atualmente, o Distrito Federal conta com 73 cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Distrito Federal, de acordo com o Anuário das Cooperativas de 2021. São 17 milhões de cooperados no país.
O maior número é de cooperativas no DF é da área da reciclagem. Segundo o governo distrital, são 11 cooperativas que realizam a coleta seletiva em 15 regiões administrativas. A partir de março esse número passaria para 23 regiões atendidas. No Brasil, de acordo com a OCB, há 4.868 cooperativas distribuídas em todas as unidades da federação nos sete ramos do cooperativismo.
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado há 98 anos e, há 27, foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A celebração acontece anualmente no primeiro sábado do mês de julho. De acordo com a ONU, o cooperativismo é um modelo de empreendimento econômico em que os trabalhadores controlam, de forma democrática, o capital resultante do seu trabalho/cooperação.
