Ícone do site Misto Brasil

Três parlamentares do DF estão entre os 100 mais influentes

Izalci, Israel e Erika Kokay DF Misto Brasília

Izalci, Israel e Erika são os parlamentares mais influentes do DF/Arquivo/Facsímile

Compartilhe:

Duas parlamentares entraram na lista daqueles que estão em “ascensão” notados pelo Diap

Por Misto Brasília – DF

Três dos 11 parlamentares do Distrito Federal estão no mapa dos 100 líderes do Congresso Nacional divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A deputada Érika Kokay (PT) aparece nesta lista pela oitava vez, o senador Izalci Lucas (PSDB) e o deputado Professor Israel Batista (PSB) pela segunda vez. Os três também apareceram na lista dos mais influentes em 2021.

As deputadas: Bia Kicis (PL) e Celina Leão (PP) figuram na lista da “ascensão” nesta edição de 2022. Segundo o Diap, elas podem figurar nas próximas edições dos “Cabeças” do Congresso Nacional.



As 13 deputadas federais “Cabeças”, representam 14,94% da bancada feminina na Câmara dos Deputados. E as quatro senadoras “Cabeças” 2022 representam pouco mais de 30% da bancada feminina do Senado Federal.

A região Centro-Oeste está representada na elite por seis parlamentares. Além do DF, com três parlamentares, vem o Mato Grosso do Sul também com três. Os estados de Goiás e de Mato Grosso não possuem representantes nesta edição.


Segundo o relatório, neste ano a escolha dos parlamentares mais influentes foi impactada por vários episódios, como a pandemia, que manteve o isolamento social. A continuidade do sistema remoto de deliberação, que dificulta identificar os parlamentares mais presentes nas articulações e negociações, já que estas ficaram muito restritas aos líderes e relatores nesse período.

“Outro ponto que impactou bastante na definição dos parlamentares mais influentes foi a janela partidária — período no qual os deputados federais e estaduais puderam mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato”.


Sair da versão mobile