Ícone do site Misto Brasil

Faturamento das pequenas empresas mostra fadiga

Microempresa varejo DF Misto Brasília

Empresários da pequena empresa precisam de apoio para manter e ampliar seus negócios/Arquivo/Sebrae

Compartilhe:

Movimentação financeira no setor é marcado pela pressão da inflação e juros em alta

Por Misto Brasília – DF

O Índice Omie de Desempenho Econômico mostra que o faturamento das pequenas empresa no país apresentou tímida expansão em julho de 0,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na comparação direta com junho de 2022, houve um crescimento de 1,1%.



O gerente de indicadores e estudos econômicos da Omie, Felipe Beraldi, disse que o desempenho recente do IODE-PMEs configura uma desaceleração do mercado de PMEs em relação ao observado nos primeiros cinco meses de 2022.

“O ambiente de negócios marcado por inflação pressionada e juros em alta prejudica a evolução do consumo e dos investimentos, o que se reflete diretamente na evolução das pequenas e médias empresas brasileiras”, avalia.


Houve retração de 4,5% da movimentação financeira real no setor de Serviços na comparação com igual período do ano anterior. Dentre os 11 subsegmentos que compõem o setor, seis mostram queda no último mês, com destaque negativo para ‘Atividades imobiliárias’ e ‘Atividades profissionais, científicas e técnicas’.

Além da retração verificada no setor de Serviços, também se observa resultados mais fracos recentemente no setor de Infraestrutura, em que a movimentação financeira real em julho apresentou modesta retração de 0,3% na comparação anual.

Os setores Indústria e Agropecuário seguiram mostrando bom desempenho no período recente, com avanços de 6,4% e 19%, respectivamente, frente aos resultados de julho de 2021.

Sair da versão mobile