Misto Brasil

Manifestantes protestam contra o STF no desfile em Brasília

Manifestantes bolsonaristas no 7 de setembro/Reprodução

O desfile cívico-militar foi marcado nesta quarta-feira por uma forte manifestação política e partidária

Por Misto Brasília – DF

Terminou há pouco o desfile cívico militar na Esplanada dos Ministérios. Houve atraso de quase meia hora para o início da passagem das Forças de Segurança, Bombeiros, Polícia militar e outras polícias. Atualizado às 11h33

Neste momento, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoa a Esplanada. Fumaça com as cores verde e amarelo homenageia o 7 de Setembro e os 200 anos da Independência do Brasil.



Manifestantes pró-Bolsonaro é a maioria entre o público. Frases e cartazes criticam os ministros do Supremo Tribunal Federal, especialmente Alexandre de Moraes. Vídeos nas redes sociais ameaçam o STF. Manifestantes chamam os ministros de “canalhas” e que “não estão para brincadeira”.

Caminhões com motoristas simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro (PL) foram impedidos ontem à noite de percorrer a Esplanada dos Ministérios. A ordem partiu do governador Ibaneis Rocha (MDB), embora o presidente tenha autorizado o Exército a permitir a passagem. A segurança do Distrito Federal cabe ao governo do DF. Veja nota logo abaixo.

Manifestação 7 de setembro 2022 Misto Brasília
Faixa pede a intervenção militar, o que contraria a Constituição/Reprodução

À tarde deverá acontecer uma manifestação bolsonarista na Esplanada perto do Congresso Nacional. Mais uma vez é esperada críticas aos ministros do Supremo. Também à tarde, só que na região da Torre de TV, manifestantes contrários ao presidente também devem se manifestar.

Há um forte esquema de segurança para evitar tumultos. O clima político foi potencializado com o antagonismo entre os dois principais concorrentes à Presidência, Lula da Silva (PT) e Bolsonaro.



Nota da Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que o planejamento inicial, previsto no Protocolo de Ações Integradas, elaborado em conjunto com instituições locais e federais, que prevê restrição de acesso de veículos não autorizados na Esplanada dos Ministérios, durante o ato cívico-militar e manifestações previstos para o dia sete de setembro, está mantido.



Sair da versão mobile