Ícone do site Misto Brasil

Restaurantes mudam cardápio por conta da inflação

Comida churrasco Hora Cozinha Criativa DF Misto Brasília

Churrasco da terra faz parte do menu do restaurante/Divulgação

Compartilhe:

Outro motivo é o problema de abastecimento e por isso as empresas têm focado na redução de desperdícios

Por Misto Brasília – DF

A maioria das empresas que atuam com alimentação (62%) fizeram alterações no menu por problemas de abastecimento ou inflação nos últimos três meses de 2022. Devido a esse aumento de custos nos insumos, 63% têm focado em reduzir desperdícios e 57% têm comprado de novos fornecedores para driblar os desafios e continuar tendo rentabilidade.



Segundo os dados, 55% estão com dificuldade em encontrar e reter colaboradores, e a melhor forma indicada para descobrir novos talentos é por indicação dos atuais, que já atuam no estabelecimento. Para tornar as vagas mais atrativas, 31% utilizam premiações por metas atingidas como forma de retenção de bons colaboradores.

Os dados foram levantados pela Galunion, a pedido da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), entre os dias 11 e 30 de agosto, com 830 empresas de todo o país e de diversos perfis, de redes de franquias a independentes, que representam mais de 15 mil lojas.


“Ainda que o setor siga sua recuperação depois dos piores anos da história, tem sido um desafio imenso lidar com a inflação de alimentos. Seguiremos defendendo a redução da carga tributária, uma reforma tributária que desonere a folha de pagamento dos funcionários, o estímulo ao crédito”, comentou o diretor executivo da ANR, Fernando Blower.

Para Rogério Barreira, presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB), a inflação de alimentos vem sendo um dos grandes desafios do atual cenário foodservice. Além de problemas de abastecimento, a inflação acaba atingindo diversos outros fatores.



Sair da versão mobile