Ícone do site Misto Brasil

Estados Unidos declara que vai respeitar resultados das eleições

Embaixada Estados Unidos Brasília Misto Brasília

Entrada principal da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília/Arquivo

Compartilhe:

De acordo com um comunicado da Embaixada neste sábado à tarde, não importa candidato ou partido

Por Misto Brasília – DF

Os Estados Unidos irão respeitar os resultados das eleições gerais no Brasil, que acontece na próxima semana. A declaração veio através de uma postagem nesta tarde de sábado (24) no Twitter pela Embaixada do país em Brasília.



“O eventual reconhecimento dos EUA virá ao candidato que vencer a eleição presidencial como resultado da nossa determinação sobre a integridade do processo eleitoral liderado pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], e não de uma negociação com qualquer candidato ou partido político”.

A Embaixada também declara que os Estados Unidos têm confiança nas eleições brasileiras e “tem sido claramente reforçada por vários funcionários do alto escalão do governo dos EUA e permanece inalterada”.



Presidenciáveis irão ao TSE na quarta-feira

Os candidatos a presidente e vice-presidente da República foram convidados para ir à sala da Seção de Totalização na próxima quarta feira (28), às 10 horas.

A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais, informou o TSE.



A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados. O setor é composto por uma equipe de 20 servidores que trabalham em conjunto com outros setores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).

Os sistemas em uso no dia da eleição são lacrados e assinados digitalmente antes das eleições e o resultado de cada seção eleitoral acontece assim que a eleição termina, às 17h, com a emissão dos Boletins de Urna (BU) ainda nas seções eleitorais.


Sair da versão mobile