A compra do produto deve se intensificar a partir deste mês e o setor deve crescer 5%
Por Misto Brasília – DF
A Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) informou hoje (26), que o consumo per capita de panetone no país é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro.
É metade em relação à Itália, o país de origem da receita. Considerando-se o tempo em que em que o alimento está na mesa dos italianos, o alcance brasileiro é extraordinário.
Na pesquisa de Panetones da Kantar, de novembro de 2021 a janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período anterior, a categoria ganhou mais compradores. A penetração passou de 52,4% para 65,3%, o que representa um aumento de 24,6%, ou seja, mais de 7 milhões de novos lares.
Para o presidente-executivo da associação, Claudio Zanão, “os números são reflexos do esforço da indústria, que inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto”.
A expectativa é que neste ano o consumo se inicie no final deste mês, porém com o cenário de inflação e bolso mais apertado, o consumidor deverá fazer escolhas e isso irá gerar desafios de ticket.
“O cenário econômico não está favorável para o bolso do consumidor, esperamos que a categoria cresça cerca de 5% em faturamento e 3% em volume de vendas no período sazonal (novembro de 2022 a janeiro de 2023)”, pontua Zanão.
