Regra começa a vigorar no domingo e deverá ter informações sobre rotulagem frontal, alegações nutricionais e tabela nutricional
Por Misto Brasília – DF
A partir do próximo domingo (09) entram em vigor as novas regras para rótulos de alimentos no Brasil. As embalagens deverão conter de forma padronizada três informações principais: tabela nutricional, rotulagem frontal e alegações nutricionais.
A professora e pesquisadora de Comportamento do Consumidor da ESPM e líder do grupo de pesquisa Agrifood & Franchising, Luciana Florêncio, disse que a Rotulagem Nutricional Frontal (RNF) surgiu nos últimos anos como um importante instrumento de informação e orientação aos consumidores.
“O Chile foi o primeiro país da América a se alinhar a essas demandas, em 2016. Lá, os produtos com excesso dos chamados nutrientes críticos levam um octógono preto como alerta. O Uruguai, Peru, México e o Canadá aderiram a estratégias similares”, ressalta.
No Brasil a alteração foi divulgada em 2020, quando a Anvisa publicou a Resolução 429, formalizando as definições do órgão, e a Instrução Normativa 75, detalhando como seriam as mudanças na prática. Florêncio explica que a nova regra sobre a RNF deve influenciar sobre a intenção de compras dos consumidores para alimentos saudáveis.
”O novo rótulo pode representar um efeito negativo na intenção de compra do consumidor e, além disso, o interesse em alimentação saudável não tem efeito significativo na ausência ou presença do novo rótulo”.