Ação no Parque da Cidade no domingo tem a finalidade de chamar a atenção para o diagnóstico precoce
Por Misto Brasília – DF
O Parque da Cidade (Estacionamento 13 — Quiosque do Atleta) será o ponto de encontro dos médicos reumatologistas da Sociedade de Reumatologia de Brasília no próximo domingo (16).
Os profissionais fazem uma caminhada para chamar a atenção para o diagnóstico precoce para as doenças reumáticas. A manifestação com orientação à população será realizada entre 10 e 13 horas. O evento se insere numa programação nacional com esse objetivo.
Um dos mitos sobre as doenças como a artrite reumatoide, esclerose sistêmica, miosites, síndrome de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico, espondiloartrites, osteoartrite, osteoporose, lombalgia, gota, fibromialgia e outras doenças reumáticas. é que somente atinge os idosos. O “reumatismo” também acomete os jovens.
“Vamos levar informações adequadas à população, de forma direta e objetiva, para alertar que dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), reumatologista Marco Rocha Loures.
A dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas.
A artrite reumatoide, uma doença reumática de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de brasileiros. A doença, segundo a SBR, é mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas a doença também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças.
