Duas jovens de 20 e 21 anos foram ouvidas depois que jogaram sopa de tomarem na obra do artista
Duas ativistas compareceram a um tribunal no Reino Unido neste sábado (15) após serem formalmente acusadas de dados criminais à moldura de uma pintura de Vincent van Gogh. Veja as imagens logo abaixo.
Na véspera, as duas ativistas jogaram sopa de tomate na obra Girassóisdo pintor holandês que está exposta na National Gallery, em Londres. Um vídeo do protesto viralizou nas redes sociais.
A pintura em si estava protegida por uma tela de vidro e não foi danificada. Mas a acusação alega que danos foram causados à moldura do quadro.
Em audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster, as ativistas climáticas Anna Holland, 20 anos, e Phoebe Plummer, 21 anos, se declararam inocentes da acusação de danos criminais.
O juiz distrital Tan Irkam liberou ambas sob fiança, com a condição de que elas não portem tintas ou substâncias adesivas em público. O julgamento foi marcado para 13 de dezembro.
A pintura, uma das mais icônicas de Van Gogh, foi limpa e devolvida a seu lugar na National Gallery ainda na sexta-feira. Pintado em 1888, o quadro é uma das cinco versões de Girassóis que estão expostas em museus e galerias de todo o mundo.
Activists with @JustStop_Oil have thrown tomato soup on Van Gogh’s Sunflowers at the national Gallery and glued themselves to the wall. pic.twitter.com/M8YP1LPTOU
— Damien Gayle (@damiengayle) October 14, 2022
