Ícone do site Misto Brasil

Microempreendedores ainda desanimados com as vendas da Copa

Seleção Brasileira Copa América Misto brasil

A seleção brasileira se prepara para a Copa América/Arquivo/Divulgação/Conmebol

Compartilhe:

Por Alana Gandra – RJ

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez pesquisa com 6.028 empreendedores de 26 estados e do Distrito Federal. Apurou que 63% das empresas não estão se preparando para a Copa do Mundo de futebol. Outros 37% elaboraram produtos ou serviços para atender esse público.

A copa está prevista para iniciar em 21 de novembro, no Catar. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro.



A sondagem mostra que, no momento, 20% dos empreendedores acreditam que a Copa do Mundo vai ajudar no aumento do faturamento da empresa Para dos pesquisados, 44% estão indecisos e acreditam que o faturamento não vai aumentar e nem diminuir. Pelo menos 13% consideram que haverá diminuição das vendas e 24% não souberam responder.

Entre os motivos do desânimo, está a crise econômico-financeira, disse hoje (26) à Agência Brasil a analista da Coordenação de Comércio e Serviços e gestora de Projetos de Varejo do Sebrae, Poliana Valente.


“Os pequenos negócios estão muito naquele processo de ressurgir, de ganhar fôlego, de tentar resgatar e recuperar não só a lucratividade, mas até mercado, aumento de vendas. Eles estão muito focados agora, na verdade, no pós-pandemia, para sobreviver”,disse.

Outro motivo para o aparente desinteresse dos empreendedores é o fato de a Copa do Mundo acontecer em um período diferente do habitual, que é o meio do ano. “Culturalmente, a gente estava acostumado a vê-la em um determinado período e, sempre, no meio do ano. A questão de ter sido jogada para o final do ano culturalmente também mexeu um pouco no radar das pessoas, e nesse olhar para a Copa”.


Sair da versão mobile