A partir de agora passa a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio o que mostra eficiência da companhia
Por Misto Brasília – DF
O Laboratório Central da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu o ISO 17025. A certificação é um reconhecimento internacional da qualidade de laboratórios governamentais, particulares e de instituições de pesquisa.
O reconhecimento é da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre). A partir de agora o laboratório da companhia passa integrar à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE).
“A acreditação de processos nos laboratórios da companhia é fator indutor do incremento da eficiência operacional, investimento assertivo e melhoria dos processos”, explicou o diretor de Operação e Manutenção da empresa, Carlos Eduardo Borges.
Os processos acreditados contemplam a amostragem de água nos ensaios de campo (pH, oxigênio dissolvido e cloro residual livre). Também os ensaios físico-químicos (turbidez, cloreto, fluoreto, nitrato, nitrito, ortofosfato e sulfato); e ensaios biológicos (Coliformes Totais e Escherichia Coli qualitativa e quantitativa).
“O laboratório se modernizou e investiu em equipamentos e aperfeiçoamento das equipes. E revisou os processos e aplicar novas práticas de gestão e de controle de qualidade logrando êxito na acreditação”, comentou a gerente de Monitoramento da Qualidade da Água, Alessandra Momesso Alessandra.
