Depois de dezenas de ataques a cidades da Ucrânia, projetos caíram em Przewodó, na fronteira
A Rússia negou declarações de meios de comunicação e autoridades polonesas de que mísseis russos caíram na vila polonesa de Przewodó, perto da fronteira com a Ucrânia.
O ministério da defesa russo postou em seu Telegram, chamando os relatórios de “uma provocação deliberada para agravar a situação”, informou a BBC News.
“Nenhum ataque foi feito contra alvos perto da fronteira do estado ucraniano-polonês por meios de destruição russos”, disse o comunicado. Ele disse que fragmentos de mísseis da cena, supostamente filmados pela mídia polonesa, não se relacionam com armas russas.
O Conselho de Segurança Nacional da Polônia se reúne após relatos de que mísseis russos atingiram uma fazenda em Przewodów, perto da fronteira com a Ucrânia.
Kyiv e outras cidades ucranianas foram alvo de dezenas de mísseis russos na terça-feira – a Ucrânia diz que a Rússia lançou mais de 90 mísseis, dos quais 73 foram abatidos.
Questionado sobre os acontecimentos desta noite na Polônia, um funcionário da Otan disse à BBC: “Estamos analisando esses relatórios e coordenando de perto com nosso aliado Polônia”
Os vizinhos do leste da Polônia na OTAN expressaram solidariedade ao governo polonês sobre o que foi relatado como um ataque de míssil russo perdido em uma vila polonesa. Os detalhes do incidente não foram confirmados pelo governo polonês.
Expressões de apoio e solidariedade foram tuitadas pelos governos dos três estados bálticos – Estônia, Letônia e Lituânia -, bem como pela República Tcheca e Eslováquia, vizinhos ao sul da Polônia.