Ícone do site Misto Brasil

Mostra de joias preciosas será realizada em Pirenópolis

Pirenópolis Goiás joias Misto Brasília

A criação de joias é uma tradição de Pirenópolis, cidade histórica de Goiás/Arquivo/Divulgação

Evento que acontece na próxima semana deve reunir pelo menos duas mil pessoas como artesãos, joalheiros e colecionadores

Por Misto Brasília – DF

Durante três dias as pessoas que gostam e fazem renda com pedras preciosas, têm uma oportunidade de negócios com a segunda edição da Expo Joias. A feira será realizada de sexta-feira (25) a domingo (27), na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis.



A expectativa é que dois mil participantes passem pelo local. Entre os visitantes, estão sendo esperados artesãos, joalheiros, designers, colecionadores, estudantes da área, empresários e turistas.

O analista técnico do Sebrae Goiás João Luiz Prestes Rabelo, explica que o “estilo Pirenópolis” de se criar e produzir joias em prata são reconhecidos como uma indicação geográfica.



“Estamos falando de uma tradição que faz parte da cultura e economia local. Isso confere às joias de Pirenópolis uma distinção e valor especiais que lhe garantem reconhecimento no Brasil e exterior”.

De acordo com o Sebrae de Goiás, a arte joalheira em Pirenópolis teve início com a confecção de joias com gemas naturais e, depois foi introduzida a arte dos troqueis e o estilo rococó. Os pioneiros na produção das peças tiveram influência de técnicas indianas.

A feira tem o apoio da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (Aceapp) e da Associação da Cultura Artesanal de Pirenópolis (Acap).


Sair da versão mobile