Somente no Distrito Federal, foram recebidas neste ano pela plataforma do consumidor 52,8 mil reclamações
Por Misto Brasília – DF
O volume de reclamações relacionadas a bancos, financeiras e administradoras de cartões foram as maiores na plataforma online de conflitos de consumo. Das 52.848 reclamações, nada menos que 10.340 eram relacionadas ao segmento financeiro no Distrito Federal. O nível de solução em média chegou a em média, 75,06% ao longo deste ano.
Depois vieram as reclamações contra os serviços prestados por telecomunicações (telefonia, internet e TV por assinatura). Foram 10.019 registros. Em terceiro lugar aparece o setor de transporte aéreo, com 9.938 reclamações somente neste ano.
O principal ponto relatado pelo consumidor é a dificuldade e atraso na devolução de valores pagos, reembolsos e retenção de valores. No Centro-Oeste, a média de solução de reclamações chega a 77%, ficando na quarta posição no país.
De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 97,45% das reclamações dos consumidores foram respondidas pelas empresas por meio da plataforma, entre janeiro e outubro deste ano.
Entre os assuntos mais demandados, a liderança está com serviço aéreo, que, por sua vez, se encontra entre os cinco segmentos de mercado com maiores índices de reclamações solucionadas no Distrito Federal.