Proposta que teve o apoio dos parlamentares já tinha sido votada pelos deputados federais na noite passada
Por Misto Brasília – DF
O plenário do Senado Federal aprovou há pouco o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. A proposta também foi aprovada ontem (09) à noite simbolicamente pelo plenário da Câmara dos Deputados.
Leia – Câmara Legislativa vai criar uma CPI sobre os atos antidemocráticos
A proposta assinada pelo presidente Lula da Silva (PT) vai à promulgação presidencial. A aprovação pelo Legislativo é uma necessidade legal, mas vale a partir da assinatura do presidente e publicação no Diário Oficial da União.
A intervenção federal começou no domingo (08), após as invasões e depredações das sedes dos três Poderes da República. No mesmo dia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) demitiu o então secretário de Segurança, Anderon Torres.
No início da madrugada de segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador inicialmente por 90 dias.
Os senadores estudam criar uma comissão especial para investigar os atos de vandalismo e de terrorismo protagonizados pelos simpatizantes do bolsonarismo radical. Uma CPI também poderá ser instaurada e tem o apoio por enquanto da maioria dos senadores da Câmara Alta.
