Ícone do site Misto Brasil

Comandante do Exército é demitido pelo presidente Lula

Desfile militar Exército Misto Brasília

Militares desfile pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília/Arquivo

Compartilhe:

A troca de comando do Exército foi anunciada há pouco. Aguarda-se novas informações sobre a demissão

Por Misto Brasília – DF

O presidente Lula da Silva (PT) demitiu há pouco o comandante do Exército, general de exército general Júlio Cesar Arruda. Em seu lugar foi nomeado o general de exército e comandante da Região Sudeste, Tomaz Miguel Ribeiro Paiva. Última atualização às 15h06.

Na sexta-feira (20), o presidente se reuniu no Palácio do Planalto com os comandantes do Exército, da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. Veja o vídeo com o general Tomaz logo abaixo.

A demissão estaria ligada a falta de disposição do general Arruda em tomar providências imediatas contra membros da Força envolvidos com os atos antidemocráticos. Tomaz é um dos mais antigos generais quatro estrelas e nesta semana defendeu o respeito às leias e à Constituição.



O ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Casa Civil, Rui Costa, também estiveram na reunião que durou aproximadamente duas horas.

Foi segundo encontro após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O primeiro ocorreu no dia seguinte aos ataques, quando Lula foi duro ao demonstrar a indignação com a conduta dos militares durante os atos de vandalismo.


O general Júlio César de Arruda assumiu interinamente o comando do Exército em 30 de dezembro, ainda no governo Jair Bolsonaro.

Segundo a mídia, foi um acerto com a equipe de transição de Lula para que a troca do comando ocorresse antes da posse do novo governo.





Sair da versão mobile