Ícone do site Misto Brasil

Ministério deve barrar privatização de dois portos, apesar do TCU

Porto Itajaí SC exportação Misto Brasília

Porto de Itajaí é um dos mais importantes do Brasil e pode ser privatizado/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

Na quinta-feira o tribunal de contas autorizou o processo de leilão dos portos de Itajaí e São Sebastião

O Ministério dos Portos e Aeroportos poderá barrar o leilão de alguns portos, entre eles, o de Itajaí e de São Sebastião. A informação partiu do site Brasil de Fato.



De acordo com a pasta chefiada pelo ex-governador de São Paulo, Márcio França, “todos os processos serão analisados pela atual administração, mesmo aqueles que já tiveram o aval” das autoridades competentes.

Na última quarta-feira (15), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a continuidade dos processos de privatização dos portos de São Sebastião, em São Paulo, e Itajaí, em Santa Catarina.

O processo segue para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que vai se manifestar sobre os editais dos leilões.


“Contudo, os comandos das autoridades portuárias não serão exercidos por empresas, ou mesmo estatais de outros países, que não têm como prioridade os interesses nacionais brasileiros”, afirmou o ministro em nota.

O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, também se posicionou sobre o caso após a decisão do TCU de liberar a privatização. “Não há nada mais privatizado no Brasil do que os portos. A inciativa privada detém os maiores e melhores terminais do país”.


Sair da versão mobile