Biden anunciou em Kiev uma ajuda adicional de US$ 500 milhões ao país em guerra com a Rússia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Kiev nesta segunda-feira (20), onde faz uma visita não anunciada. Esta é a primeira vez que o presidente americano viaja à capital da Ucrânia desde o início da invasão russa, que completa um ano nesta sexta-feira.
A visita ocorre em meio a rígidas medidas de segurança e antecede uma viagem agendada de Biden à Polônia, informou a DW.
O chefe de governo dos EUA chegou na capital ucraniana de manhã com sua delegação, onde se encontrou com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Ambos prestaram homenagem aos soldados ucranianos mortos em monumento no centro de Kiev.
“Sua visita é um sinal extremamente importante de apoio à todos os ucranianos“, disse Zelenski, acrescentando que ele e Biden discutiram armas de longo alcance durante a visita.
Biden anunciou em Kiev uma ajuda adicional de US$ 500 milhões (cerca de 2,6 bilhões) Ucrânia e informou que esta semana anunciará mais sanções contra a Rússia.
Em declaração ao lado de Zelenski no Palácio Mariinsky, Biden explicou que o novo pacote de ajuda incluirá mais equipamento militar, além de munições de artilharia, obuses e mísseis Javelin, arma portátil projetada para destruir tanques e outros veículos pesados.
