Presidente turco falou por telefone hoje com o presidente russo. Novos tanques modernos chegaram na Ucrânia
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manteve uma conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (24). Os líderes discutiram sobre a guerra na Ucrânia e sobre a situação do sudeste da Turquia diante dos terremotos que a abalaram a região.
Durante a reunião, Erdogan disse a Putin que está pronto para contribuir para a retomada das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. Desde o início do conflito, Istambul tem buscado se colocar na mediação.
“O presidente Erdogan falou por telefone com o presidente Vladimir Putin da Rússia. A ligação abordou os terremotos na Turquia e os desenvolvimentos relacionados à guerra Rússia-Ucrânia, que começou há um ano. [..] O presidente Erdogan enfatizou a necessidade de alcançar uma paz justa para evitar mais perdas de vidas e destruição”, disse o perfil oficial da presidência turca no Twitter.
Tanques modernos finalmente estão na Ucrânia
Os tanques de combate Leopard 2 que Varsóvia havia prometido fornecer a Kiev já se encontram em território ucraniano, afirmou o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, nesta sexta-feira (24).
“Hoje, os tanques [Leopard] poloneses já chegaram à Ucrânia”, disse o alto funcionário durante uma reunião do Conselho de Segurança Nacional. Segundo ele, a Polônia tornou-se o primeiro país a fazer a entrega.
“A nossa cooperação com a Alemanha desempenha aqui um papel fundamental”, sublinhou Blaszczak.
“Depois de falar com meu homólogo alemão, […] aceitei que a parte polonesa se ocupasse de construir uma coalizão de países que têm tanques Leopard 2A4, e a parte alemã de países que têm tanques Leopard 2A6″, explicou o ministro, informou a Sputnik.
