Os estados que mais desmataram foram Minas Gerais, Bahia e Goiás, segundo dados divulgados nesta quarta-feira
Por Misto Brasília – DF
O Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado identificou que o desmatamento do Cerrado bateu recorde em Minas Gerais, Goiás e Bahia. Os números do mês de fevereiro foram divulgados nesta quarta-feira (15).
A área desmatada em todo o bioma foi a maior registrada nos últimos seis meses.
Após a queda registrada em janeiro, fevereiro registrou o desmatamento de 86,8 mil hectares de vegetação nativa em todo o bioma, um aumento de 86,4% em relação ao mês anterior, quando 46,5 mil ha foram derrubados.

Na Bahia, o bioma teve 22.187 hectares desmatados, um aumento de 227% em relação a fevereiro de 2022, quando foram desmatados 6.778 hectares.
Em Minas Gerais desmatou 10.007 hectares, um aumento de 82,5%, ou 4.517 ha, em relação a 2022.
Goiás foi responsável pela destruição de 10.849 hectares de vegetação nativa, um aumento de 69% em relação ao ano passado, quando foram desmatados 6.421 hectares.
O SAD Cerrado é uma ferramenta de monitoramento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia em parceria com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento), da UFG (Universidade Federal de Goiás e a rede MapBiomas.
“É preciso analisar com cautela a motivação por trás dessas grandes áreas desmatadas, principalmente por ser um período com alta cobertura de nuvens que normalmente resulta em uma subestimação da área desmatada”, disse a pesquisadora do IPAM que atua no SAD Cerrado, Tarsila Andrade.