Ícone do site Misto Brasil

Maurício de Souza é candidato na Academia Brasileira de Letras

Maurício de Souza Turma da Mônica

Maurício de Souza é famoso pelos seus gibis que formaram gerações/Arquivo

A candidatura à imortalidade das letras foi encaminhada para a presidência da entidade, atualmente presidida por Merval Pereira

Por Misto Brasília – DF

O autor de quadrinhos Mauricio de Sousa é candidato à vaga da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela foi ocupada pela professora Cleonice Berardinelli, estudiosa do poeta Fernando Pessoa.



Sua carta de candidatura foi enviada ao presidente da ABL, Merval Pereira, no último dia 10 de março, oficializando o pedido. O autor dos quadrinhos como Mônica, Cebolinha e Cascão pertence aos quadros da imortalidade na Academia Paulista de Letras.

Mauricio disse através de sua assessoria que “esta candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram.”


“Quando jovem, depois que me alfabetizei com os gibis, eu lia um livro por dia e os grandes escritores brasileiros foram minha companhia e me ajudaram a ser o que sou hoje. Quero devolver esse carinho com muito trabalho em prol dos autores brasileiros e também dos quadrinhos”, completa Mauricio.

A linguagem dos quadrinhos é estudada por educadores e é considerada a porta de entrada para o estímulo à leitura e alfabetização de crianças, antes mesmo de elas entrarem nas escolas.


Sair da versão mobile