O empreendimento de R$ 3,5 bilhões da Neoenergia na Paraíba associa ao mesmo tempo a energia eólica e solar
Por Misto Brasília – DF
O primeiro complexo de geração associada de energia renovável no Brasil começou a operar hoje (22) na Paraíba. O investimento total de R$ 3,5 bilhões associa ao mesmo tempo a energia eólica e solar.
O Complexo Renovável Neoenergia se estende por uma área arrendada de 8.700 hectares – 14% está ocupada, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São Jose de Sabugi e São Mamede.
É formado por 15 parques eólicos e 136 aerogeradores. A Neoenergia Chafariz atua com capacidade instalada de 471,2 MW, em operação plena desde início de 2022.
As duas plantas de Neoenergia Luzia, com 228 mil painéis e potência instalada de 149,2 MWp, marcam a estreia da companhia na geração fotovoltaica centralizada.
A energia gerada será destinada ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), alinhado com a estratégia de posicionamento na liberalização do mercado de energia brasileiro.
A assessoria do grupo informou que o empreendimento se soma aos demais negócios da companhia, que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro. Na distribuição, por exemplo, a Neoenergia atende a 16 milhões de clientes no Distrito Federal e nos estados da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo.