Pedido foi encaminhado hoje pelo governador Ibaneis ao presidente Lula, assim como redefinir a carreira da categoria
Por Misto Brasília – DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou hoje (23) ao presidente Lula da Silva (PT) duas minutas de textos legislativos. O primeiro trata da organização da carreira, e o segundo repassa à União a competência de pagar os salários dos policiais penais.
O dinheiro viria do Fundo Constitucional do Distrito Federal, que atualmente custeia a folha de pagamento das polícias Civis e Militar e Corpo de Bombeiro. O Distrito Federal possui 1,8 mil policiais penais que cuidam dos apenados em seis unidades prisionais.
O DF está em 12º lugar em número de presos, sendo a taxa de aprisionamento de 496,8 para cada 100 mil habitantes.
“Encaminhamos um pedido para o governo federal no sentido da reestruturação da carreira dos policiais penais, que eles passem a ser remunerados pelo Fundo Constitucional, e também do aumento de 18% que anunciamos para os servidores públicos do DF”. A declaração do governador foi dita em reunião com parlamentares e secretários de governo, registrou a Agência Brasília.
O dinheiro também é usado na execução de serviços públicos de saúde e educação. De acordo com o Orçamento deste ano, está previsto o repasse do governo federal de R$ 22,9 bilhões.
