Ícone do site Misto Brasil

Viagem de Lula da Silva para a China foi cancelada

Lula da Silva sindicalistas Misto Brasília

Lula da Silva em seu gabinete no Palácio do Planalto/Arquivo/Divulgação

A viagem aconteceria neste domingo, mas por motivos médicos a viagem não vai acontecer

Por orientações médicas, o presidente Lula da Silva anunciou hoje (25) que cancelou a viagem para a China neste fim de semana. O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas “com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data”. Veja a nota médica logo abaixo.

A Frente Parlamentar Brasil-China lamentou o cancelamento da missão oficial. “A delegação parlamentar continua coesa e preparada para participar da viagem”, afirma a nota que pode ser conferida logo abaixo.



Lula fez exames nesta quinta-feira (23)  no Hospital Sírio Libanes, em Brasília, onde teve diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e iniciou tratamento.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também cancelaram a viagem ao país asiático neste momento.



Nota médica divulgada hoje à tarde

O Presidente Luiz Inácaixoio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023, com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.

Dra. Ana Helena Germoglio


Nota da Frente Parlamentar Brasil-China

A Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional lamenta o diagnóstico de “broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A” relacionado ao Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que culminou no cancelamento da iminente missão presidencial à República Popular da China por recomendação médica.

A diretoria da Frente Brasil/China, em nome dos seus mais de 300 membros deputados e senadores e por certo com a adesão suprapartidária de todo o Parlamento Federal, manifesta solidariedade ao Presidente Lula e deseja a mais plena e breve recuperação da sua saúde.

A Frente Brasil/China reconhece o esforço do Governo Federal para o fortalecimento das relações sino-brasileiras, compreende a complexidade interna para a tomada desta decisão e tem convicção que, em curto espaço de tempo, a missão presidencial à China será retomada e ocorrerá com resultados ainda maiores e mais representativos para o desenvolvimento do Brasil, numa relação de mútuo benefício com o gigante asiático.

Como integrante oficial da comitiva presidencial, a Frente Brasil/China cancela sua ida institucional à China. A delegação parlamentar continua coesa e preparada para participar da viagem, em esforços conjuntos e harmônicos com o Governo Federal, tão logo a saúde do Presidente Lula esteja restabelecida e a missão seja retomada em estreito alinhamento com as autoridades chinesas.

Brasil e China – Parceria Estratégica Global.

Brasília – Distrito Federal, 25 de março de 2023.

Deputado Federal Fausto Pinato (PP/SP)
Presidente das Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional

Sair da versão mobile