Ícone do site Misto Brasil

Espaço aéreo na Terra Yanomam é fechado novamente

FAB Yanomami ajuda Misto Brasília

Força aérea Brasileira presta ajuda aos yanomami em Roraima/Arquivo/Divulgação/FAB

Medida entra em vigor nesta sexta-feira após a antecipação da restrição, que estava prevista para maio

Por Luciano Nascimento – DF

O espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami é fechado novamente hoje (06) a partir das 21 horas. Antes, a previsão para a retomada do fechamento era para 6 de maio, mas a medida foi antecipada para acelerar a saída de garimpeiros ilegais que ainda estão na região.

As aeronaves que descumprirem os requisitos e regras estabelecidas estarão sujeitas a medidas de policiamento do espaço aéreo e sujeitas às Medidas de Proteção do Espaço Aéreo (Mpea).



O espaço aéreo foi inicialmente fechado em 1º de fevereiro e reaberto no dia 12 do mesmo mês para permitir a saída coordenada e espontânea de garimpeiros que atuam ilegalmente na região. O controle será realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a FAB, foi estabelecida uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no espaço aéreo da terra Yanomami, com a proibição do tráfego aéreo, à exceção de aeronaves militares ou a serviço dos órgãos públicos envolvidos na Operação Yanomami, desde que previamente submetidas ao processo de autorização de voo.


Sair da versão mobile