Ícone do site Misto Brasil

Lula participa em Portugal de seminário sobre inovação

Lula da Silva visita Portugal Misto Brasília

Lula da Silva ao lado do presidente de Portugal nesta manhã e sábado/Divulgação/PR

Compartilhe:

As atividades vão reunir cerca de 200 de empresários, metade deles de cada um dos países

Por Misto Brasília – DF

O presidente Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (24), do Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação.



O seminário tem início a partir das 10h (horário local) em Matosinhos, na região do Porto, em Portugal. Lula será recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa no no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA).

As atividades vão reunir cerca de 200 de empresários, metade deles de cada um dos países, que estarão reunidos em seminário empresarial, rodadas de networking e visitas técnicas sobre inovação.



A presença da Embraer no Fórum é um dos destaques do Brasil. O projeto do avião KC-390 da Embraer, que acabou incorporado à Força Aérea Portuguesa, contou com a contribuição do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), o que representou um novo paradigma entre os dois países no campo da cooperação empresarial.

O Fórum terá a participação da Fiocruz, que teve a cooperação estreitada com instituições portuguesas durante a pandemia e assinou novos acordos de cooperação no sábado (22).


Pauta de proteção dos brasileiros em Portugal

Os ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniram-se em Lisboa neste domingo (23).

Eles estiveram com representantes de movimentos sociais das comunidades brasileiras de Portugal e de diversos localidades da Europa.



Representantes de organizações sociais localizados em diversas cidades portuguesas salientaram a necessidade de uma pauta transversal de proteção dos direitos de imigrantes, mulheres, negros e da democracia.

Porta-vozes das comunidades brasileiras na Espanha, França e Irlanda ressaltaram pautas semelhantes. Por sua vez, o Movimento Brasileiros Emigrados reivindicou a criação, na estrutura do governo, de um conselho de direitos de brasileiros emigrados, segundo informou a Secom da Presidência da República.


Sair da versão mobile