Ícone do site Misto Brasil

Morre o ex-deputado que ajudou a divulgar um esquema de espionagem

David Miranda ex-deputado Misto Brasília

Ex-deputado federal Davi Miranda, do Rio de Janeiro/Arquivo/Divulgação

Davi Miranda, do Rio de Janeiro, faria 38 anos nesta quarta-feira. Ele morreu após uma batalha de nove meses na UTI

Por Misto Brasília – DF

Faleceu nesta manhã o ex-deputado federal pelo PSol do Rio de Janeiro, David Miranda. Ele tinha 37 anos e estava internado desde agosto do ano passado.

A notícia foi dada pelo companheiro dele, o jornalista norte-americano Glenn Greewald.



“É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu marido,. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de nove meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos”.

A jornalista Mônica Bérgamo lembro no Twitter que David Miranda participou de um dos maiores furos jornalísticos da história mundial, de autoria de Glenn Greenwald.

Revelou como os EUA espionavam cidadãos do mundo inteiro, dentro e fora de seu território, incluindo Angela Markel e Dilma Rousseff. Ameaçado de ser jogado em uma “masmorra pelo resto de sua vida” pelos maiores impérios do planeta, “ele nunca vacilou”.



Em outra postagem, Edward Snorden comentou que de todos que participaram das revelações de 2013 sobre vigilância em massa global, “meu querido amigo David Miranda foi talvez o mais justo e puro. Jamais esquecerei que, quando o Reino Unido quebrou suas próprias leis para deter David como um “terrorista” por ousar ajudar um ato de jornalismo – e ameaçou jogá-lo em uma masmorra pelo resto de sua vida – ele nunca vacilou”.

“Em vez disso, ele os desafiou a fazê-lo. Foi essa coragem que o libertou. Essa coragem que moveu a história adiante. Isso servirá para sempre como o exemplo de um homem no seu melhor. Vou sentir sua falta, Davi. Mantenha-se livre”.


Sair da versão mobile