Ícone do site Misto Brasil

Erdogan deve ter mais cinco anos na presidência da Turquia

Turquia presidente Erdogan Misto Brasília

Presidente da Turquia, Erdogan durante discurso em solenidade/Reprodução rede social

Compartilhe:

A eleição está sendo acompanhada de perto no Ocidente, porque a oposição prometeu reviver a democracia turca

Por Misto Brasília – DF

Após 20 anos no poder, Recep Tayyip Erdogan estava na sacada do quartel-general de seu partido dizendo estar convencido de que ganharia mais cinco na presidência da Turquia.



Tudo parecia ter se encaixado para a vitória de seu oponente Kemal Kilicdaroglu. Mas os resultados incompletos o colocaram atrás do presidente no primeiro turno. Erdogan está com 49,4%, à frente de seu rival, que tem pouco menos de 45%, informou a BBC News.

E a aliança de partidos de Erdogan também conquistou a maioria no parlamento, de acordo com números preliminares fornecidos pela agência de notícias estatal. Isso poderia fornecer um impulso adicional no segundo turno presidencial.

Durante meses, os diferentes partidos de oposição da Turquia reuniram seus recursos em uma tentativa de acabar com um presidente que ampliou seu poder dramaticamente desde um golpe fracassado contra ele em 2016.



A eleição está sendo acompanhada de perto no Ocidente, porque Kilicdaroglu prometeu reviver a democracia turca, bem como as relações com seus aliados da Otan. Por outro lado, o governo de raízes islâmicas do presidente Erdogan acusou o Ocidente de conspirar para derrubá-lo.

Nas primeiras horas da segunda-feira (15), Kilicdaroglu estava em um palco na sede de seu partido em Ancara, ladeado por seus aliados, fazendo o possível para parecer otimista.

“Se nossa nação disser segundo turno, com certeza venceremos no segundo turno”, disse ele.



Sair da versão mobile