A maioria dos colaboradores das agências de publicidade é de mulheres com 57%, seguido de 43% de homens
Por Misto Brasília – DF
O Estudo Publicidade Inclusiva – Censo de Diversidade das Agências Brasileiras traçou um perfil dos profissionais da água. As principais informações foram divulgadas hoje (19) pela Gestão Kairós, responsável pela pesquisa, a pedido do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP).
A maioria dos colaboradores do mercado publicitário é de mulheres com 57%, seguido de 43% de homens. Quando analisado a raça e etnia, 68% dos profissionais que atuam nas agências são brancos, 30% são negros (pretos + pardos). A pesquisa foi realizada em dois meses com as 29 agências que compõem o Observatório.
Os resultados são parecidos com um outro levantamento, realizado no ano passado, chamado de estudo Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial.
De acordo com os pesquisadores,quando analisada a representatividade de orientação sexual e identidade de gênero, 24% dos pesquisados se autodeclaram LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero), número que também está acima de estudos de mercado que mensuram essa parcela da população.
As pessoas com deficiência ocupam apenas 1,6% do Quadro Geral. Somente 5% dos profissionais têm 50 anos ou mais.
“Fundamos o ODP para acelerar a inclusão de grupos minorizados na indústria da comunicação e nos preocupamos em considerar os diferentes níveis de maturidade que as agências estão, de forma a contribuir para que esse seja um movimento sustentável a longo prazo.”, disse o secretário geral do Observatório da Diversidade na Propaganda”, Ariel Nobre.
“Notamos um aumento na representatividade em comerciais e propagandas, mas é urgente que essa valorização e protagonismo aconteça também dentro das próprias agências”, afirmou a CEO e Fundadora da Gestão Kairós, Liliane Rocha.
