O nome foi levado para a Corte Superior, que enviará a indicação para o Senado que pode ou não aprovar o advogado
Por Misto Brasília – DF
Depois de algum suspense, foi confirmada a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para o Supremo Tribunal Federal. O nome está num comunicado assinado pelo presidente Lula da Silva (PT) enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O advogado de 47 anos defendeu causas pessoais do presidente, especialmente quando foi acusado e preso na Operação Lava Jato. Zanin será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal em data a ser definida.
Depois da sabatina, haverá uma votação entre os membros da CCJ e se passar, a indicação será analisada ainda por todos os 81 senadores no plenário. Zanin precisa do apoio de pelo menos 41 senadores para ocupar a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, disse que recebeu a confirmação do nome ainda ontem. “É alguém que reúne condições e predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal”, elogiou.
Com a indicação, o STF deve voltar em breve à formação completa, com 11 ministros, o que na prática previne empates nos julgamentos.
Em seus primeiros mandatos (2003-2010), Lula indicou os ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Carlos Ayres Bitto, Joaquim Barbosa e Menezes Direito. O presidente tem outra nomeação para fazer em setembro, quando a ministra Rosa Weber se aposenta, registra o O Estado de São Paulo.