Ícone do site Misto Brasil

Fala de ministro Rui Costa provoca forte reação em Brasília

Rui Costa ex-governador Bahia Misto Brasília

Rui Costa é ministro da Casa Civil do governo Lula/Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil disse que a capital federal é uma ilha da fantasia. Ibaneis disse que ele é um “idiota”

Por Misto Brasília – DF

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), provocou forte reação no Distrito Federal ao afirmar que “Brasília é uma ilha da fantasia“. Nem mesmo seus companheiros de partido aliviaram as críticas pela declaração feita no final de semana durante um evento na Bahia.

Críticas foram disparadas contra o ministro nas redes sociais e pela imprensa. Políticos com mandato e populares classificaram Rui Costa como “desinformado“. Ele afirmou que a transferência da capital para Brasília trouxe prejuízos para o país.



A manifestação mais dura foi do governador Ibaneis Rocha (MDB), que chamou o ministro de “idiota”. Numa entrevista ao Correio Braziliense, o governador afirmou que “(É) um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”.

O governador se referia ao novo arcabouço fiscal, que limita a transferência de recursos para o Distrito Federal a partir de 2025.

Apesar dos apelos, o dispositivo não foi retirado do texto na votação Câmara. O projeto está em vias de ser votado no Senado Federal. O Palácio do Planalto também cria problemas para conceder o reajuste de 18% para os policiais civis.



O líder da bancada do PSDB no Senado, senador Izalci Lucas (DF), convidou o ministro para conhecer o Distrito Federal. E ensinou ao ministro que a instalação da capital no Planalto Central foi estratégico para o desenvolvimento do Centro-Oeste, Norte e boa parte do Nordeste.

O deputado Rafael Prudente (MDB-DF) disse que encontrou vários moradores de Brasília revoltados com as declarações do ministro. “Quero convidá-lo a conhecer nossa cidade, o Sol Nascente, o Guara, a Estrutural, São Sebastião. Talvez o senhor não conheça mesmo, pois vêm do estado da Bahia de avião da FAB, desembarca ali no aeroporto e vai direto para o Palácio, venha aqui conhecer efetivamente a realidade do nosso povo”.



O advogado Leandro Neves considerou “lamentável”. “Parece que o ministro está desconectado com a realidade e não faz jus ao cargo que exerce. Quem votou no Lula e no PT é porque a política sempre foi de inclusão. O Distrito Federal merece respeito”.

Dionínio Klav disse que a Brasília a qual ele se refere é a da casta, dos ungidos, estes sim, políticos de todos os estados brasileiros, que provável vivam apartados de nós. “Penso se já chegou a ler algum livro que lhe apresente o significado que tem essa cidade para o país e para o mundo”.



A senadora Damares Alves (Republicanos), observou que a fala foi desnecessária dias antes da votação do arcabouço fiscal no Senado. “Acho que o ministro podia transferir o gabinete dele para o Sol Nascente (maior favela do Brasil) e seu apartamento funcional para a 26 de Setembro. Assim ele vai ver a dificuldade que nosso povo querido passa na ‘ilha da fantasia’”

A moradora Lívia Lonth usou a ironia ao citar as dificuldades das pessoas comuns.  “De fato, o Plano Piloto é uma ilha da fantasia. Tudo é caro, a mobilidade urbana é péssima como em todo DF, a cidade esvazia a noite pq as pessoas que trabalham não moram no Plano. Os ônibus têm horários fixos e param de passar em determinados horários e são reduzidos em finais de semana. A capital federal não é só o Plano [Piloto]”.

Outra moradora, Andrea Moura,  disse que Brasília só é ilha da fantasia pra quem não conhece o DF, em especial a classe política que tanto envergonha o Brasil. “Saem dos mais diversos locais do Brasil e chegam aqui achando que estão num universo paralelo. Acham que o DF se resume à Esplanada dos Ministérios. A fala de Rui Costa só demonstra a visão distorcida que muitos políticos têm daqui”.



A deputada Erica Kokay (PT), afirmou que a declaração do ministro Rui Costa sobre Brasília é típica de quem não conhece a cidade e o DF. “Se existe uma ‘ilha da fantasia’, ela é habitada justamente por quem só consegue enxergar aqui tapetes e gabinetes. Se ele quisesse criticar o sistema político, composto majoritariamente por pessoas de fora de Brasília, que o fizesse diretamente, sem ofender a cidade”.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT), comentou que a fala do ministro mostra um completo desconhecimento da capital federal. “Convido para conhecer o Sol Nascente, a Estrutural, o Pôr do Sol, e outros, para que conheça o verdadeiro DF. Aqui tem um povo trabalhador. A dificuldade aqui não é tão diferente dos morros de Salvador”.



Sair da versão mobile