Entre elas, o programa educativo gente arteira voltado para as crianças nesta segunda-feira e no dia 17
Por Misto Brasília – DF
Uma série de atividades estão programadas pela Caixa Cultural Brasília. A programação inclui histórias contadas, bate-papo, música, dança, teatro, artes visuais, cinema e exposições.
Durante todo o ano de 2023, o Programa Educativo Caixa Gente Arteira traz para o público infantil o universo da história da arte por meio da contação de fábulas. Vamos reimaginar imagens, criando ferramentas para reinventar o mundo e suas visualidades. Um momento de diálogo aberto, lúdico e de interação. Em junho, a atividade ocorrerá presencialmente nos dias 10 e 17, às 15 horas.
A roda de conversa Bate papo e Oficina de Lambe vem debater a inserção do discurso de pessoas de gêneros diversos no meio urbano. A atividade ocorrerá presencialmente no dia 17 de junho, às 9h, e a oficina, no mesmo dia, às 14 horas.
Yná Kabe Rodriguez, artista-curadora-pesquisadora, mestre pelo programa de Pós-Graduação em Arte Visuais da UnB, fala sobre sua trajetória como pesquisadora e criadora de projetos em artes visuais e sobre questões urgentes da população Trans e Travesti do Brasil.
Oficina ministrada pelo grupo Boi de Seu Teodoro apresenta e celebra a magnitude histórica e artística do Bumba Meu Boi, patrimônio cultural imaterial de todos os brasileiros. O grupo apresenta, na oficina, o Boi, o Tambor, a Quadrilha e os fundamentos das tradições populares maranhenses. A atividade ocorrerá, presencialmente, no dia 18 de junho, às 15 horas.
O São João Arteiro traz a alegria e a tradição das festas juninas em um dia repleto de diversão, música, dança, oficinas e comidas típicas. A festa conta com apresentações dos grupos Boi de Seu Teodoro e Sabugo de Milho. A atividade gratuita ocorrerá, presencialmente, no dia 18 de junho, às 17 horas.
Oficina: como ler imagens ensina sobre as ferramentas básicas de apreciação estética, que, além de organizar as informações que a imagem fornece, nos ajudam a construir sentidos com mais profundidade e autonomia. A atividade ocorrerá, presencialmente, nos dias 18 e 25 de junho, às 11 horas.
Originada na década de 1980, a dança Vogue é uma forma de expressão artística das comunidades LGBTQIAP+ negra e latina nos Estados Unidos, que transcendeu barreiras e se tornou uma grande influência na cultura pop e na indústria da moda. Ministrada pelo grupo Casa de Onijá, a oficina ensina os movimentos elegantes e ousados dessa arte vibrante. A atividade ocorrerá, presencialmente, nos dias 22 a 24 de junho, às 19 horas.
Todas as inscrições podem ser realizadas no site da Caixa Cultural.
Exposições que podem ser conferidas
Exposição Transborda Brasília – Galerias Principal, Piccola I e Piccola II – Abertura na, terça-feira (16), às 19 horas
Exposição nhe’ e se – Galeria Vitrine, abertura foi no dia 9 de maio e segue até o dia 9 de julho, das 9 1as 19 horas
Exposição Sonhos Urbanos – Movimentos e percursos do Acervo – Galeria Acervo, visitação até o dia 25.