A chamada pública irá selecionar quatro propostas de implantação de projetos de resiliência climática em áreas rurais
Por Misto Brasília
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançaram o edital Sertão Vivo. Evento acontecer nesta terça-feira (18), na sede do Consórcio Nordeste em Brasília.
A iniciativa, cujos detalhes estão disponíveis neste link, destinará R$ 1 bilhão para projetos para aumentar a segurança alimentar e promover a mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, informou a assessoria do banco. A inscrição de propostas é gratuita e vai de hoje até o dia 18 de setembro.
A chamada pública irá selecionar quatro propostas de implantação de projetos de resiliência climática em áreas rurais de clima semiárido, apresentadas por estados da região Nordeste, para apoio direto reembolsável e não reembolsável.
Agricultores familiares, incluindo comunidades tradicionais e povos indígenas, serão apoiados na aplicação de princípios e práticas que aumentem a resiliência dos sistemas de produção agrícola ao mesmo tempo em que restauram ecossistemas degradados.
A maior parte dos recursos para a iniciativa provém de captação de US$ 129,5 milhões realizada pelo BNDES junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).