Ícone do site Misto Brasil

Arábia Saudita prepara negociação de paz com 30 países

Ucrânia guerra soldados tanque Misto Brasília

A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022 e não tem previsão de terminar/Arquivo

Entre os que confirmaram presença estão Reino Unido, África do Sul, Polônia e também o Brasil

Por Misto Brasília – DF

O país do Oriente Médio sediará negociações de paz entre países ocidentais, a Ucrânia e os principais países em desenvolvimento – incluindo o Brasil – nos dias 5 e 6 de agosto em Jeddah.

De acordo com os diplomatas envolvidos na discussão ouvidos pelo The Wall Street Journal, a reunião traria altos funcionários de até 30 países, incluindo Indonésia, Egito, México, Chile, Zâmbia, Brasil e Índia.

Entre os que confirmaram presença estão Reino Unido, África do Sul, Polônia e representantes do bloco europeu. Segundo o jornal, o formato deve seguir o estabelecido na reunião em Copenhague em junho.

Até o momento, espera-se que o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, compareça, de acordo com uma pessoa familiarizada com o planejamento.

A mídia relata que a Arábia Saudita está tentando desempenhar um papel maior na diplomacia na Ucrânia, depois que a Casa Branca acusou o reino saudita de se aliar à Rússia para manter os preços do petróleo altos.

Ao mesmo tempo, diplomatas ocidentais disseram que Riad foi escolhida para sediar a segunda rodada de negociações, em parte na esperança de persuadir a China, que manteve laços estreitos com Moscou, a participar, informou a Sputnik.

Sair da versão mobile