Ícone do site Misto Brasil

Prefeitos ameaçam protesto contra a “calamidade” na Agência de Mineração

Agência Nacional de Mineração ANN sede Misto Brasília

A agência de mineração é responsável pelo controle da exploração mineral/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

Municípios mineradores e impactados pela atividade pediram uma audiência urgente com o ministro Alexandre Silveira

Por Misto Brasília – DF

Os municípios mineradores e impactados pela atividade mineral, consideram uma calamidade a situação da Agência Nacional de Mineração (ANM). O grupo pediu uma audiência urgente com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A decisão foi tomada durante a assembleia geral, realizada no dia 26 de julho. A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) teme um colapso do setor mineral, devido a falta de estrutura da agência reguladora.

“Desde janeiro temos batalhado por uma agenda com o governo federal para debater os entraves da atividade mineral no país e até o momento nada aconteceu. É urgente colocar um fim à “má gestão pública federal” que ocorre nos territórios mineradores”, advertiu presidente da entidade e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira.

Caso não tenham êxito no pedido da audiência, os prefeitos decidiram, por unanimidade, realizar um voto de protesto público, nacionalmente, para que sejam tomadas medidas efetivas.

“Os municípios vão parar se algo não for feito. Faremos um protesto em caráter permanente, para denunciar à toda sociedade o descaso do governo com a atividade de mineração e com as populações das cidades mineradas até que a presidência da República nos escute”, completou o consultor de Relações Institucionais e Econômicas da AMIG, Waldir Salvador de Oliveira.

Sair da versão mobile