Ícone do site Misto Brasil

Situação no Níger pode evoluir para uma guerra na África

Niger golpe de estado manifestações Misto Brasília

Milhares de pessoas vão às ruas do Níger após o golpe de estado/Arquivo/Reprodução Twitter

Avaliação foi feita pelo ex-comandante da Otan na Europa após declaração da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental

Por Misto Brasília – DF

Ex-comandante das tropas da Otan na Europa e almirante reformado da Marinha dos EUA, James Stavridis considera que a situação no Níger pode evoluir para uma guerra em grande escala no continente africano.

A junta militar que depôs o governo do presidente Mohamed Bazoum, no Níger , anunciou neste domingo (06) o fechamento do espaço aéreo do país, alegando “ameaça de intervenção” por parte de nações vizinhas, informou a Agência DW.

“As forças armadas do Níger e todas as nossas forças de defesa e segurança estão prontas para defender a integridade do nosso território com o apoio inabalável do nosso povo”, afirmou. Ele também disse que ” qualquer Estado envolvido é considerado co-beligerante”.

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) deu uma semana para que Níger restituísse no poder o presidente Mohamed Bazoum. Caso contrário, segundo disse o presidente da comissão da Cedeao, Omar Alieu Touray, o órgão usaria a força para restaurar a ordem constitucional.

Ao mesmo tempo, a mídia ocidental informou que um plano para uma possível intervenção militar na situação no Níger já estava desenvolvido.

“Levará isto a uma guerra total na África? Certamente tem o potencial para isso, e seria um evento significativo e devastador“, escreve o ex-comandante das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Europa e almirante reformado da Marinha dos EUA, James Stavridis, na rede social X (antigo Twitter).

Ontem, os rebeldes no Níger anunciaram que um Estado não designado estava preparando um ataque ao país. Eles também declararam o fechamento do espaço aéreo,registrou a Agência Sputnik.

Sair da versão mobile