Ícone do site Misto Brasil

Primeira pista profissional de skate do Distrito Federal fica na Octogonal

Pista de skate Octogonal DF Misto Brasília

Nova pista de skate na Octogonal serve para treinamento profissional/Agência Brasília

O novo espaço passa a ter extensão total de 1.648 m², com duas pistas que somam 1.498 m²

Por Misto Brasília – DF

A primeira pista profissional de skate foi aberta neste sábado (12) no Distrito Federal. O complexo esportivo fica na Área Especial 3/8 da Octogonal.

A construção ocupou o lugar de uma antiga pista da região conhecido como Sukata e foi executada pela Companhia Imobiliária de Brasília (Novacap).

Foram dez meses de obra para a construção. O novo espaço passa a ter extensão total de 1.648 m², com duas pistas que somam 1.498 m². A menor, com 198 m² e 90 cm de profundidade, poderá ser usada por crianças e iniciantes no esporte. A maior terá 584 m², com profundidade que varia de 1,30 a 2,5 m.

Com investimento de cerca de R$ 900 mil, o projeto atende todas as exigências da federação do esporte, colocando Brasília no circuito de provas importantes, segundo informou a Agência Brasília.

“É uma pista profissional que vai ajudar atletas a competirem e se prepararem. Queremos cada vez mais incentivar o esporte”, comentou o governador Ibaneis Rocha (MDB).

‌O modelo escolhido para a construção é o mais indicado para a prática do skate park, modalidade que pede uma pista oca com várias curvas sinuosas, algumas delas lembrando pratos e tigelas (chamadas de bowls). Essa espécie de “piscinão” também traz outros elementos, como obstáculos e rampas.

O calçamento que cerca toda a estrutura também é apropriado para as manobras de skate park. Tudo foi feito em concreto polido.

O skatista Adriano Vieira, o Didi, disse que o novo local será essencial na profissionalização dos esportistas. “Antes, não tínhamos uma pista de alto nível para treinar. Agora, temos uma pista ótima. A galera está gostando muito, e esperamos que venham mais pistas assim para Brasília”.

O estudante Renato Pereira, avisou à família que, sempre que tiver um tempo livre, estará treinando na pista nova. “Treino há dois anos e oito meses”, contou. “Pretendo virar skatista profissional, seguir carreira e competir fora do Brasil, e essa pista me ajudará muito nisso”.

Sair da versão mobile