A concentração para o desfile cívico e militar começa às 7 horas e a desmobilização está previsto para ‘as 12 horas
Por Misto Brasília – DF
A mobilização das forças e das escolas que irão participara do desfile cívico no 7 de setembro começas 7 horas. O sistema de mobilização começa a ser desativado às 12 horas na Esplanada dos Ministérios. Haverá reforço do policiamento em toda a zona central de Brasília e também no transporte público no dia que é comemorado a Independência do Brasil.
Na reunião de hoje (04) do Gabinete de Mobilização Institucional criado pelo Governo do Distrito Federal aconteceu no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com a presença de representantes dos órgãos vinculados ao grupo.
Leia – feriadão de cinco dias para os servidores distritais
“O efetivo é reservado por questão de segurança, mas será maior do que antes. Há uma célula de inteligência com todos os órgãos do DF e do governo federal, além do gabinete instituído pelo governo que tem uma visão mais política”, explicou o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.
O policiamento será reforçado em toda a região central, com empenho de tropas especializadas das forças de segurança do Distrito Federal e monitoramento por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília.
A Força Nacional de Segurança Pública também estará à disposição.
As vias N3 e S2 terão trânsito livre, assim como o Buraco do Tatu (ligação entre Asa Sul e Norte, próximo à Catedral). O público que se deslocar até o desfile com veículo poderá utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial. A entrada será pelos blocos B, C e D.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos serão protegidos por gradis. Equipes de atendimentos de emergência e combate a incêndios atuarão no local, e a 5ª Delegacia de Polícia terá reforço no efetivo. As forças de segurança terão como base a estrutura da Cidade Policial, que será montada ao lado do Museu da República, informou a Agência Brasília.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) autorizou o reforço de 120 ônibus a mais para a Rodoviária do Plano Piloto. As viagens extras ocorrerão a partir das 6h, sentido Plano Piloto, e das 10h às 13h, para as regiões administrativas.
Serão mais 20 ônibus da Piracicabana, 30 da Pioneira, 30 da Urbi, 20 da Marechal e mais 20 da São José. O Metrô vai funcionar das 6 às 19 horas no feriado da Independência. Os passageiros podem conferir os horários das viagens dos ônibus por meio do dfnoponto.semob.df.gov.br.
No Metrô-DF o horário de funcionamento no feriado do Dia da Independência do Brasil será de 6 às 19 horas, para embarque e desembarque em todas as estações. Nos demais dias (de ponto facultativo) não haverá alteração no funcionamento.
Itens proibidos no 7 de Setembro
Fogos de artifício e similares
Armas de fogo em geral
Latas, copos, garrafas, coolers e isopor
Apontador a laser ou similares
Artefatos explosivos
Sprays e aerossóis
Animais em geral, com exceção de cães-guia
Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou sejam, altura, largura e profundidade
Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial
Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
Malas, pastas, caixas e similares
Churrasqueira de qualquer tamanho
Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo
Drones não autorizados
Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança
Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
Garrafas de vidro e latas
Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.
