Ícone do site Misto Brasil

Assembleia de Goiás adota programa de compliance para ter mais transparência

Assembleia de Goiás reunião compliance Misto Brasília

Deputado Bruno Peixoto reunido com diretores da Assembleia de Goiás/Divulgação

Compartilhe:

A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Bruno Peixoto (União)

Por Misto Brasília – DF

A Assembleia Legislativa de Goiás começa um programa de compliance a partir desta segunda-feira (11). A ideia é ter mais controle e transparência nas compras, licitação e contratos firmados pelo Legislativo. Na semana passada, foi suspenso um contrato de R$ 12 milhões com locadoras de veículos.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Bruno Peixoto (União). Ele reuniu diretores dos setores de Compras, Licitação e Contratos.

Os critérios iniciais que serão usadas na implantação do compliance são o comprometimento da alta gestão, políticas e procedimentos internos, treinamento, conscientização e capacitação, segundo o parlamentar.

“O programa é uma iniciativa essencial para promover a ética, a transparência e a integridade na gestão da Assembleia Legislativa de Goiás, que, uma vez implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição, bem como a concretização da sua missão, visão e valores”.

De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, o compliance terá três pilares fundamentais, que são a transparência, a ética e a integridade. O programa Compliance Público foi instituído, no Poder Executivo de Goiás, pelo Decreto nº 9.406, de 18 de fevereiro de 2019.

É um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.

Sair da versão mobile