A inspeção é para apurar supostas inconsistências nos relatórios apresentados, até em dados dos funcionários
Por Misto Brasília – DF
A prestação de contas do ano passado do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) serão auditadas. A inspeção é para apurar supostas inconsistências nos relatórios apresentados.
A verificação será feita por técnicos do Tribunal de Constas do Distrito Federal. De acordo com o órgão fiscalizador, entre as possíveis falhas estão a realização de despesas insuficientemente detalhadas. E deficiências no controle de servidores cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde ao instituto.
Há suspeita também sobre irregularidades nos dados e passivo trabalhista. O Iges-DF possui 8 mil funcionários celetistas, segundo a assessoria do TCDF.
Será purado tamb;em supostas operações realizadas por meio de Pix, sem detalhamento da finalidade; operação em câmbio para pagamento de estudo, sem discriminar o tipo de estudo nem o impacto esperado com a capacitação.
E também permuta de medicação entre o instituto e a secretaria, sem a clara contabilização dos remédios. Os conselheiros do tribunal de contas também determinaram que em 30 dias deve ser apresentado o novo contrato de gestão, que já está em andamento.
De acordo com um requerimento protocolado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, a prestação de contas do instituto não apresenta dados que demonstrem se a prestação dos serviços à população, foi mais eficiente, eficaz e efetiva comparada ao modelo anterior da SES-DF.