Ícone do site Misto Brasil

Doença do quadril em Lula, também é um problema de muitos brasileiros

Lula da Silva votação segundo turno Misto BRasília

Lula da Silva vota numa seção eleitoral de São Bernardo do Campo/Arquivo/Reprodução TV

Compartilhe:

A artrose é causada pelo desgaste das cartilagens, e 7,5% dos afastamentos do trabalho são causads pela doença

Por Misto Brasília – DF

Na próxima sexta-feira (29), o presidente Lula da Silva será submetido a uma cirurgia de artroplasia de quadril. As dores t6em incomodado o presidente que diminuiu a agenda oficial.

Lula da Silva está entre muitos brasileiros que sofrem com a doença. A Sociedade Brasileira de Reumatologia informou que 7,5% dos afastamentos do trabalho são ocasionados por causa desta patologia.

A artrose é uma doença causada pelo desgaste das cartilagens, estrutura que têm a função de amortecer o impacto e facilitar os movimentos dos ossos.

O ortopedista Lafayette Lage explica que o quadril é composto pelo encaixe da cabeça do fêmur com o acetábulo na bacia como uma bola dentro de uma meia bola. Esse encaixe tem de ser perfeito. Qualquer imperfeição pode levar ao desgaste anormal de uma das partes e iniciar o processo de dor.

De acordo com o especialista em cirurgia de Resurfacing (recobrimento da cabeça do fêmur), a dor pode ocorrer na virilha, região glútea, lateral do quadril,região de adutores (muito confundida nos atletas com dor de distensão dos adutores) ou somente na região lombar.

A orientação é não se medicar e procurar o médico. Fundamental é sempre fortalecer a musculatura e a natação com nadadeiras é o melhor exercício. O uso de uma muleta canadense no lado oposto ao da dor ajuda muito no caminhar

Lafayette Lage disse que toda prótese é temporária, porém, se for bem colocada, vai proporcionar décadas de vida feliz sem dor. “Podemos hoje afirmar que uma prótese de boa qualidade, bem colocada e implantada em osso com condições ideais pode tranquilamente durar mais que 30 anos”.

Quanto mais se adia piora a qualidade do osso que irá “receber a prótese”, a qualidade de vida, a vida social e familiar. Postergar danifica outras articulações como coluna e quadril.

Sair da versão mobile