Ícone do site Misto Brasil

Vencedores das eleições da Eslováquia prometem suspender ajuda à Ucrânia

Mapa Eslováquia Europa Misto Brasília

Mapa da região da Eslováquia, fronteira com a Ucrânia, na Europa/Arquivo/Reprodução

Compartilhe:

De acordo com resultados definitivos divulgados neste domingo, o partido de Robert Fico obteve 23,3% dos votos

Por Misto Brasília – DF

O partido populista Direção-Social Democracia (Smer-SSD), do ex-primeiro-ministro Robert Fico, venceu as eleições legislativas antecipadas da Eslováquia. Pró-russo declarado, ele se opõe à ajuda à Ucrânia na guerra.

De acordo com resultados definitivos divulgados neste domingo (01) pelo Gabinete de Estatísticas eslovaco, o Smer-SSD obteve 23,3%, à frente do liberal Eslováquia Progressista (17,1%), do vice-presidente do Parlamento Europeu, Michal Simecka.

Uma vez que nenhuma legenda obteve maioria absoluta no parlamento nacional, o futuro do país pode depender do Voz-Social Democracia (Hlas-SD), que ficou em terceiro lugar, com 14,9% dos votos.

Seu líder é o também ex-primeiro-ministro Peter Pellegrini, dissidente do Smer-SSD mas que partilha a posição pró–Ucrânia de Simecka. Um outro potencial parceiro de uma aliança governamental com Fico é o ultranacionalista Partido Nacional Eslovaco (SNS), que obteve 5,7% dos votos.

Robert Fico já foi primeiro-ministro de 2006 a 2010 e de 2012 a 2018. Caso consiga formar uma coligação e regressar ao poder após cinco anos de interregno, ele se comprometeu a “suspender imediatamente qualquer entrega de ajuda militar à Ucrânia“, informou a Agência DW.

Sair da versão mobile