A Caesb divulgou um comunicado em que observa que as chuvas esporádicas dos últimos dias não alteraram o nível dos reservatórios
Por Misto Brasília – DF
A Caesb divulgou hoje (04) um comunicado em que alerta sobre a necessidade de controlar o uso de água. As chuvas que caíram recentemente não alteraram o nível dos rios e dos reservatórios da companhia.
Na última medição realizada pela Adasa, o nível do reservatório do Descoberto está em 67,3 (volume útil). No início do mês de setembro estava o nível estava em 76,3. No de Santa Maria, o volume útil atual é de 59,8. No começo de setembro, o volume útil era de 64.9.
A situação ainda não é dramática, mas preocupa porque as altas temperaturas e a umidade baixa do ar também contribuem para a redução da água. A Caesb já vem realizando campanhas de alerta e no sábado (30) fez uma ação na Vila São José, em Brazlândia.
Moradora de Brazlândia há 50 anos, a aposentada Alice Silva, concorda com a importância de utilizar a água de forma consciente.
“Neste período de seca, precisamos redobrar os nossos cuidados. Temos que aprender a economizar e usar a água na medida certa. Irei conversar com meus vizinhos de como devemos fazer isso no nosso dia a dia”, explicou Alice.
De acordo com a companhia, várias ações que devem ser adotadas no dia a dia como verificar regularmente possíveis vazamentos, irrigar as plantas com regador ao invés de mangueira e usar aeradores de torneira que consomem menos água.
Outra sugestão é usar baldes para lavar carro e janelas e reaproveitar a água da lavagem de roupas para lavar pisos e áreas externas.
Além dessas dicas, é preciso pensar na água gasta para consumo de produtos e serviços, utilizada na produção de alimentos, na indústria, no comércio e lazer.
“É importante compreender que o cuidado e a responsabilidade com a água não se restringem apenas àquela fornecida nas torneiras, mas em toda a cadeia de consumo”, anotou a companhia.
