Ícone do site Misto Brasil

Governador manda fechar comportas de barragem em Santa Catarina

Enchente Santa Catarina inundações Misto Brasília

Enchentes castigam quase 80 municípios de Santa Catarina/Secom/SC

Compartilhe:

As enchentes que castigam o estado sulista atinge pelo menos 78 municípios, de acordo com a Defesa Civil

Por Alex Rodrigues – DF

Ao menos 78 cidades de Santa Catarina já registraram alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências decorrentes das fortes chuvas que atingem o estado. A informação consta no relatório que a Defesa Civil catarinense divulgou neste sábado (7). Segundo o órgão, 31 municípios já decretaram situação de emergência.

Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, a população deve permanecer alerta. As chuvas intensas que mataram uma pessoa em Rio do Oeste e feriram outra em Timbó devem persistir durante todo este fim de semana, em boa parte do estado, acompanhada por raios, rajadas de vento e granizo.

Há pouco, o governador Jorginho Mello (PL) postou a seguinte informação:

“Vamos fechar as duas comportas da Barragem Norte, de José Boiteux. Nossas equipes já estão se dirigindo para o local. Também fechamos a quarta comporta da barragem de Ituporanga. Passamos o dia analisando criteriosamente as possibilidades. Mas as previsões são de muita chuva, com risco do Rio Itajaí Açu chegar a 14 metros em Rio do Sul, o que será desastroso para a cidade. Tomamos essa difícil decisão para garantir a segurança das pessoas, em toda a região, inclusive em Blumenau. Essa barragem é a maior do Estado e com capacidade de segurar um grande volume de água. Nosso maior bem é a vida dos catarinenses. E faremos todo o possível para protegê-los”.

Do centro ao norte catarinense (Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), o volume de chuva pode, pontualmente, superar 80 milímetros em algumas localidades. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a precipitação média deve variar entre 40 mm e 60 mm. As condições meteorológicas só devem começar a melhorar, gradualmente, a partir da próxima segunda-feira (9).

Desde a última terça-feira (03), quando as fortes chuvas começaram a atingir Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros atendeu a 184 ocorrências, incluindo o resgate de famílias de comunidades isoladas.

Equipes municipais, Polícia Militar e outros órgãos estaduais também foram acionados para socorrer pessoas ou ajudar em casos de alagamentos, deslizamentos e outros problemas em áreas urbanas e rurais, inclusive com pontos de rodovias e estradas bloqueados.

Sair da versão mobile